É COM GRANDE SATISFAÇÃO , QUE A FEPAMMC CONVIDA SUA ILUSTRE ACADEMIA PARA O 13º CAMPEONATO PAULISTA , QUE SERÁ REALIZADO NO DIA 10 DE DEZEMBRO DE 2023 ,
LOCAL
CEU CARRÃO /TATUAPÉ
RUA MONTE SERRAT, 230 CEP:03312-000/SÃO PAULO ,SP
PARA O RETORNO DOS EVENTOS PELA A FEPAMMC, COM INICIO AS 10.00 DUVIDAS , TEL 11 981715374 , OU 11 994304348
VALOR DAS INSCRIÇÕES PARA O 13º CAMPEONATO PAULISTA SERÁ GRATUITO , MAIS PEÇO QUE AS ENTIDADES ENTREM EM CONTATO PARA CADASTRAR NO SITE DE EVENTOS E NO REGISTRO DA FEPAMMC, SÓ SERÁ PERMITIDO DUAS INSCRIÇÕES POR ATLETA PARA ESTE EVENTO .
OS ATLETAS QUE IRÃO PARTICIPAR DAS LUTAS, TERÃO QUE APRESENTAR ATESTADO MEDICO NO DIA DA PESAGEM .
AS INSCRIÇÕES DEVERÃO SER FEITAS TUDO PELO SITE , PRESTEM ATENÇÃO NA DATA DE ENCERRAMENTO DAS INSCRIÇÕES QUE SERÁ NO DIA 05 DE DEZEMBRO . E APOS ESTA DATA AS INSCRIÇÕES SERÃO ENCERRADAS E, NÃO SERÁ ACEITA MAIS NENHUMA INSCRIÇÃO .
EVITE PROBLEMAS COM SUA INSCRIÇÃO , E NÃO DEIXE PARA A ULTIMA HORA , POIS ASSIM TEREMOS TEMPO HÁBIL DE INFORMÁ-LO SOBRE SUA SITUAÇÃO CASO EXISTA ALGUM PROBLEMA .
QUEM NÃO PROVIDENCIAR O ATESTADO MEDICO PERDERA O DIREITO DE LUTAR , SENDO DESCLASSIFICADO AUTOMATICAMENTE E, POR FAVOR VAMOS MANTER O PROFISSIONALISMO TRAGAM SEU ATESTADO MEDICO , OU FAÇAM NO DIA .
os atletas têm a oportunidade de se alto avaliar, todos são reconhecidos pelo o alto padrão técnico da competição, procuramos manter a integração do público com essa cultura milenar. Receberemos convidados especiais na mesa de Honra, prestigiando esse grande evento, no qual trabalhamos para a divulgação da cultura e da Arte Marcial chinesa Kung Fu. Sejam Bem Vindos! Mestres, Professores, amigos e a todos os Atletas da Família Kung Fu, A este Grandioso Evento da arte Marcial chinesa, com varias atrações.
LOCAL: CEÚ CARRÃO TATUAPÉ
RUA MONTE SERRAT N. 230
AO LADO DO METRO CARRÃO
REALIZAÇÃO REALIZAÇÃO FEDERAÇÃO PAULISTA DE ARTES MARCIAIS MISTAS DE COMBATE (FEPAMMC)
VOCÊ PODE CONTRIBUIR COM UM KG DE ALIMENTO QUE SERÁ DOADOS PARA FAMILIAS DE BAIXA RENDA
Taxa de Inscrição dO 13º CAMPEONATO PAULISTA “GRATUITO”
A PREMIAÇÃO SERÁ TROFEU PARA 1º, 2º E 3º COLOCADO
OBS: TODOS OS ATLETAS DE TAO LU SERÃO REMANEJADOS SE ALGUM FICAR POR WO ,
E ASSIM DAR COMPETITIVIDADE NO EVENTO ,ENTÃO EM TAO LU NENHUM ATLETA IR COMPETIR SOZINHO .
1. O valor da taxa de inscrição será de GRATUITO O ATLETA PODE SE INSCREVER EM ATÉ TRES MODAIDADES , APENAS PEDIMOS QUE TRAGA UM KG DE ALIMENTO NÃO PERECIVEL QUE SERÁ DOADA PARA FAMILIA DE BAIXA RENDA , as inscrições se encerrarão dia 5 de DEZEMBRO 2023, não deixe para a ultima hora pois não serão aceito inscrições no dia do evento e, após esta data o site estará fechado para realizar as mesmas.
Considerações Gerais
Atletas de combate terá pesagem no sábado dia 09 /12/2023 das 17.30 as 19.00 e no domingo dia 10/12/2023 das 08:00 as 09:00
regras de combate será colocado ainda esta semana
Regra para competição de Formas Os critérios de julgamento são definidos pela FEPAMMC seguindo o modelo da The World Kuo Shu Federation (TWKSF).
Os juízes encarregados de julgar as formas devem se atentar que eles são responsáveis por avaliar o atleta e não a forma que ele está executando.
Para tanto os critérios são divididos em cinco partes:
- Critério 1 – Qualidade das mãos, pernas, base e movimento; coordenação entre mãos, olhos, corpo e passos.
- Critério 2 – habilidade; Grau de dificuldade.
- Critério 3 – Controle da força; Equilíbrio.
- Critério 4 – Ritmo; Características da forma.
- Critério 5 – Base e Força
Espírito; Ética marcial. Para a competição de armas há uma pequena variação nos critérios:
REFORÇO A IMPORTANCIA DA DOAÇÃO DE UM KG DE ALIMENTO NÃO PERECIVEL
Regulamento e Informações: Modalidades
1° Formas
Kati (taolu) Tradicional
Kati (taolu) Olímpico
Formas Profissionais (Three Stars)
Toy Tcha (duilian) de 2 a 3 atletas
Tai Chi Chuan individual e enconjunto
Kati (taolu) em conjunto – no mínimo 3 atletas.
2° Combate
Sanshou (sanda) amador: iniciante, intermediário e avançado
Kuo Shu (Lei Tai ) iniciante , intermediário e avançado masc . Fem.
Semi Contato: intermediário e avançado masc e fem.
Shuai Jiao amador: iniciante – intermediário e avançado
Guardas e Esquivas: iniciante , intermediário, avançado, Sênior I e Sênior II , masc e fem Cassetete: iniciante – intermediário e avançado, Sênior I e Sênior II masc e fem
3° O Não comparecimento do atleta ao campeonato sem justificativa acarretara em multa de R$ 70,00
4° As premiações serão entregues nas áreas de competição: 1° 2° e 3° lugar
5° Na categoria de toy tcha (duilian) e Kati (taolu)em conjunto poderão misturar masculino e feminino na mesma técnica
6° Pedimos a gentileza se possível trazer um arbitro para ficar a disposição
7° Teremos segurança e equipe médica na competição
8° Para lutar os atletas devem trazer identificação com foto para pesagem
9° A pesagem ocorrerá apenas no horário especificado no site. Lembramos que os competidores que não se pesarem neste período estarão automaticamente desclassificados na categoria de combate, sem exceção.
10° Os atletas devem estar trajados corretamente com uniforme de Kung Fu da sua escola, sendo também o uso da faixa de graduação, meia e sapatilha
OBS: Pesagem das 08:00 ás 09:30h no dia do evento 10/ 11/ 2023
e Sábado dás 17:00h as 19.30 no local da competição ceu carrão 09/11/2023
Equipamentos para o San Da Lutas casadas e Semi Profissional
Obs: O combate de San Da será aberto p/ outras artes marciais e o uniforme será de acordo com sua arte marcial, com protetor de virilha (coquilha) por dentro da calça ou short, luvas tipo boxe e protetor bucal.
Luva 8 onça para o atleta que tiver na categoria até 50kg e 60kg, 10 onça para o atleta que tiver na categoria até 70kg e 12 onça para o atleta que tiver até 80 e 90kg, Não terá capacete.
Obs: Cada lutador deve trazer seus equipamentos, As luvas serão de acordo com seu peso. A organização não fornecerá equipamentos.
OBS: na pesagem e obrigatório apresentar atestado médico
Regras do San Da – Semi Profissional
Valendo chutes por fora e por dentro da coxa, socos , quedas e arremessos e saída de ringue OBS° pode da joelhada , más não pode segurar só joelhada solta- oficialmente não vale joelhada no sanda, más em nosso evento vai valer.
Golpes Proibidos
-Atacar o oponente com a cabeça, cotovelada não pode ou aplicar torções nas articulações.
-Derrubar o oponente de cabeça ou deliberadamente jogando seu peso sobre
-Chutar a cabeça do adversário enquanto ele está caído no-
-Golpear atrás da cabeça, no pescoço, na garganta, e virilha (testículos) -Sequencia de soco na cabeça.
Como Vencer os rounds
O lutador pode vencer tanto por nocaute como por pontos, os combates serão LUTAS GP: Lutas de 3 rounds de 2mt° e 1mt° descanso para e semi profissionais.
Ganho de 1 (um) pontos
o atleta saindo do ringue com técnica do adversário Soco ou chute bem aplicado, golpear o adversário com as mãos uma vez em uma parte do corpo permitida , Se o atléta colocar uma mão ou joelho no chão se o atleta cair de propósito ou escorregar e ficar caído no solo por mais de três segundos.
Se o atleta cair e o outro cai em cima usando técnica.
Quando o arbitro ordenar o ataque, e após 8 segundos o lado ordenado não atacar, o lado oposto ganhara o ponto Cada vez que o atleta sofrer uma punição é ponto para o adversário.
Ganho de 2 (dois) pontos o Lutador cai no solo limpo com técnica.
derrubando o adversário e ficando em pé com equilíbrio
Ganho de 3 (tres) pontos
-Golpear o oponente com chute giratório ou circular, .
-o lutador acerta um chute na cabeça ou no tronco do adversário e vai para o chão .
-Rasteira ou tesoura, derrubando o adversário ( e depois conseguindo ficar de pé com equilíbrio, ai a rasteira ou tesoura e válida.
Pontos não validos
-Se o atleta aplicar um Chute a éreo ou com salto, que o conduz ao chão.
-Os lutadores golpeiam ao mesmo
-Ambos caem ao mesmo
-Ambos saem do ringue ao mesmo
-Atacar o adversário quando o mesmo estiver sendo
-não ficar clara a técnica usada e o lutador não consegue atingir -Rasteira ou tesoura sem finalidade caindo no chão.
-ao bloquear o golpe do adversário com a própria
Obs: Para o atleta fazer a pesagem é necessário ter um atestado médico, habilitado a participar do evento.
Faltas Criticas: advertência verbal
1° Advertência pública perde 1 ponto
2° Advertência pública perde 3 pontos 3° Advertência pública desclassificação
Faltas técnicas: advertência verbal
1° vez advertência verbal
2° vez advertência pública perde 1pontos
3° vez advertência pública perde 3 pontos
4° vez desclassificação
OBS: em caso grave, expulsar na primeira na 1° vez
Combate de San Da Semi profissional
Equipamentos p/ o San Da Semi Profissional e Lutas Casadas.
Obs: Os combates de semi profissional também será aberto p/ outras artes marciais e o uniforme será de acordo com sua arte marcial, com protetor de virilha (coquilha) por dentro da calça ou short, luvas tipo boxe e protetor bucal.
Luva 8 onça para o atleta que tiver na categoria até 50kg e 60kg, 10 onça para o atleta que tiver na categoria até 70kg e 12 onça para o atleta que tiver até 80 e 90kg, Nessa categoria sera Óbrigatório usar capacete.
Obs: Cada lutador deve trazer seus equipamentos, As luvas serão de acordo com seu peso. A organização não fornecerá equipamentos.
OBS: na pesagem e obrigatório apresentar atestado médico
San Da- Sanshou (amadores)
Equipamentos obrigatórios p/ San Da- Sanshou (amadores)
Capacete aberto, luvas fechadas tipo de boxe, protetor de virilha (coquilha) por dentro dos shorts ou calça, protetor bucal, protetor de tórax (peito) e caneleira com protetor de pé,Luva 8 onça para o atleta que tiver na categoria até 60kg, 10 onça para o atleta que tiver na categoria até 70kg e 12 onça para o atleta que tiver até 80 e 90 kg,Obs: Para o atleta fazer a pesagem é necessário ter um atestado médico, habilitado a participar do evento.
Regras do San Da – Sanshou (amadores)
Valendo chutes por fora e por dentro da coxa, socos, quedas e arremessos e saída de ringue. OBS° pode da joelhada , más não pode segurar só joelhada solta- oficialmente não vale joelhada no sanda, más em nosso evento vai valer.
Golpes Proibidos
Atacar o oponente com a cabeça, cotovelada não pode ou aplicar torções nas articulações.
Derrubar o oponente de cabeça ou deliberadamente jogando seu peso sobre Chutar a cabeça do adversário enquanto ele está caído no Bater continuamente na cabeça do adversário com as mãos.
Golpear atrás da cabeça, no pescoço, na garganta, e virilha (testículos) Sequência de soco na cabeça.
Cada luta terá a duração de 3 rounds de 2 minutos por 1 minutos de descanso. O lutador que obtiver o maior número de pontos vencerá o round, e aquele que ganhar os 2 primeiros rounds será o vencedor da luta.
Ganho de 1 (um) pontos
-Soco ou chute bem aplicado, golpear o adversário com as mãos uma vez em uma parte do corpo permitida. se o atleta cair de propósito ou escorregar e ficar caído no solo por mais de três Se o atleta cair e o outro cair em cima usando técnica.
Quando o arbitro ordenar o ataque, e após 8 segundos o lado ordenado não atacar, o lado oposto ganhara o
Cada vez que o atleta sofrer uma punição é ponto para o
Ganho de 2 (dois) pontos o Lutador cai no solo limpo com técnica. o lutador acerta um chute na cabeça ou no tronco do adversário e vai para o chão .
Ganho de 3 (três) pontos
o atleta saindo do ringue com técnica do adversário
Golpear o oponente com chute giratório ou circular, derrubando o adversário e ficando em pé com equilíbrio.
Rasteira ou tesoura, derrubando o adversário ( e depois conseguindo ficar de pé com equilíbrio, ai a rasteira ou tesoura e válida.
Pontos não validos
Se o atleta aplicar um Chute a éreo ou com salto, que o conduz ao chão.
Os lutadores golpeiam ao mesmo
Ambos caem ao mesmo
Ambos saem do ringue ao mesmo
Atacar o adversário quando o mesmo estiver sendo não ficar clara a técnica usada e o lutador não consegue atingir Rasteira ou tesoura sem finalidade caindo no chão.
ao bloquear o golpe do adversário com a própria perna.
Obs: Para o atleta fazer a pesagem é necessário ter um atestado médico, habilitado a participar do evento.
Regras de três:
- Se no meio de um assalto, um dos atletas fizer 3 aplicações de 3 pontos, a luta deverá ser interrompida
(não valendo queda para fora do ringue)
- Quando um dos atletas acumular uma perda de 6 pontos, por punição, ai o combate tem que ser interrompido pra dar a vitoria ao lado oposto.
Faltas críticas:
Advertência verbal
1° Advertência pública perde 1 ponto
2° Advertência pública perde 3 pontos 3° Advertência pública desclassificação
Faltas técnicas:
Advertência verbal
1° vez advertência verbal
2° vez advertência pública perde 1pontos 3° vez advertência pública perde 3 pontos 4° vez desclassificação
OBS: em caso grave, expulsar na primeira na 1° vez
Divisão de peso San Da- Sanshou (amadores)
Feminino- Juvenil e Adulto
- Até 30 Kg
- de 30,1 até 35,0 Kg
- de 35,1 até 40,0 Kg
- de 40,1 até 45,0 Kg
- de 45,1 até 50,0 Kg
- de 50,1 até 55,0 Kg
- de 55,1 até 60,0 Kg
- de 60,1 até 65,0 Kg
- de 65,1 até 70,0 Kg
- de 70,1 até 76,0 Kg
- de 76,1 até 82,0 Kg
- de 82,1 até 88,0 Kg
- de 88,1 até 94,0 Kg
- Acima de 94,1 Kg (sem limite)
Divisão de Sanshou Masculino – Juvenil e Adulto
- de 40,1 até 44,0 kg
- de 44,1 até 48,0 kg
- de 48,1 até 52,0 kg
- de 52,1 até 56,0 kg
- de 56,1 até 60,0 kg
- de 60,1 até 65,0 kg
- de 65,1 até 70,0 kg
- de 70,1 até 75,0 kg
- Acima de 75,1 kg (Sem Limite)
Obs: Para o atleta fazer a pesagem é necessário ter um atestado médico, habilitado a participar do evento.
Regras do kuoshu (lei tai)
Seguirá regras internacionais
Adulto Avançado: Seguira regras Internacionais, valendo joelhada puxando e cotovelada livre.
Adulto Intermediário: Seguira regras Internacionais, valendo joelhada puxando e cotovelada livre. Adulto Iniciante: Seguira regras Internacionais, valendo joelhada puxando e cotovelada livre.
Equipamento obrigatório:
Masculino: Capacete fechado com grade, luva com dedo de fora, coquilha por dentro da calça.
Feminino: protetor de seios, protetor de tórax, protetor bucal e caneleira.
Juvenil 2 : regras internacionais não valendo joelhada e cotovelada. Juvenil 1 : regras internacionais não valendo joelhada e cotovelada.
Equipamento obrigatório:
Capacete fechado com grade, luva com dedo de fora, coquilha por dentro da calça, protetor bucal.
Infantil Infanto Juvenil: regras internacionais não valendo joelhada e cotovelada.
Equipamento obrigatório:
Capacete fechado com grade, luva com dedo de fora, coquilha por dentro da calça,protetor bucal, protetor de tórax e caneleira.
Obs: Para o atleta fazer a pesagem é necessário ter um atestado médico, habilitado a participar do evento.
Divisão de peso do Kuoshu Masculino Juvenil e Adulto
- Até 30 Kg
- de 30,1 até 35,0 Kg
- de 35,1 até 40,0 Kg
- de 40,1 até 45,0 Kg
- de 45,1 até 50,0 Kg
- de 50,1 até 55,0 Kg
- de 55,1 até 60,0 Kg
- de 60,1 até 65,0 Kg
- de 65,1 até 70,0 Kg
- de 70,1 até 76,0 Kg
- de 76,1 até 82,0 Kg
- de 82,1 até 88,0 Kg
- de 88,1 até 94,0 Kg
- Acima de 94,1 Kg (sem limite)
Divisão de Kuoshu Feminino Juvenil e Adulto
- abaixo de 40 kg
- de 40,1 kg até 45,0 kg
- de 45,1 kg até 50,0 kg
- de 50,1 kg até 55,0 kg
- de 55,1 kg até 60,0 kg
- de 60,1 kg até 65,0 kg
- de 65,1 kg até 70,0 kg 8) Acima de 70,1 kg ( sem limite )
Regras do Kuo Light (Lei Tai) Será regras próprias do evento.
Não valendo nenhum golpe contra a cabeça, nem mesmo golpes leves como cotovelada, joelhada e quedas.
Equipamento obrigatórios:
Capacete fechado com grade, luva fechada de sanshou, coquilha por dentro da calça (masculino), protetor de seios (feminino), protetor de tórax, protetor de boca, caneleira. Os equipamentos não serão fornecidos pela organização, ficando por conta do próprio atleta.
COMBATE DE KUOSHU LIGHT (LEI TAI)
MASCULINO E FEMININO
Será regras próprias do evento.
Obs: Sem limite de peso, Separação só na Idade, Categoria e Sexo.
REGRAS – LUTA SEMI CONTATO
Será regras próprias do evento.
Obs: Sem limite de peso, Separação só na Idade, Categoria e Sexo.
2° Objetivo- desta competição tem por objetivo medir a qualidade técnicas, não a força. Somente será permitido, nesta competição, lutas técnicas, com a aplicação de golpes e toques ( contato leves ).
Nocaute é expressamente proibido:
Qualquer golpe que for considerado, pela equipe de arbitragem, como forte, acarretará na desclassificação automática do atleta.
3° Competição e classificação:
A área de competição será de 7m x 7m, revestida de tatames. o processo de classificação será por eliminatória simples. Aquele que obtiver o maior número pontos será o vencedor da luta.
Em caso de empate serão seguidos os seguintes critérios, por prioridades:
1° O que sofreu menos advertência será o vencedor.
2° persistindo o empate, realização mais um round de 30 segundos. 3° Persistindo o empate, o atleta mais leve será o vencedor.
4° Pontuação:
Golpe na cabeça – 1 ponto Golpe no tronco – 1 ponto Golpes nas pernas – 1 ponto Saída de ringue – 1 ponto ( sem limites para o número de saídas )
5° Infração:
Comportamento ante desportivo – perde 1 ponto. Indisciplina – perde 1 ponto.
Golpes violentos – desclassificação.
Aplicação de golpes proibidos – poderá perder 1 ponto , 2 pontos e até ser desclassificado (conforme critério da equipe de arbitragem).
Equipamento obrigatórios:
Capacete fechado com grade, luva com dedo de fora, coquilha por dentro da calça, protetor de tórax, protetor bocal, caneleira.
Os equipamentos não serão fornecidos pela organização, ficando por conta do próprio atleta.
1° Tempo – o tempo de luta será de 1 round de 2 minutos, sem paradas. seis pontos perdidos acarretarão em desclassificação.
6° Golpes proibidos:
Socos, chutes, garganta,nuca ou linha da coluna vertebral, articulações, região genital.
Golpear o adversário no chão.
Dar cabeçadas,cotoveladas, joelhadas ou dedos nos olhos. Empurrar sem técnica definida o adversário para fora do ringue. Golpes traumáticos. Nocautear o adversário.
COMBATE DE SEMI CONTATO (MASCULINO E FEMININO
Será regras próprias do evento.
Regras internacionais de Shuai jiao
A organização do evento pode alterar as categorias de peso ou mesmo remanejar os competidores para outra categoria, visando garantir a competição, todavia, os competidores devem, ser informados antecipadamente das alterações, se resguardando no direito de aceitar ou não a troca de categoria
Chaveamento:
Caso a chave de competição tenha 5 atletas ou menos a competição será por pontos corridos, ou seja, todos lutam contra todos e o que somar mais pontos será o campeão da categoria. Caso dois atletas tenham o mesmo número de vitorias o critério de desempate será o confronto direto ,isso quer dizer, o vencedor do combate direto será declarado campeão
Quando houver seis ou mais competidores em uma categoria, o formato normalmente será de dupla eliminação ( se o competidor competir duas vezes, será eliminado da competição)
Técnica de 1 ponto:
Arremessar/aplicar rasteira/derrubar o oponente de costa/força o oponente fora da ária de competição/oponente cai por desequilíbrio/cai sozinho/cai de costa/ Uma mão e um joelho/duas mãos/dois joelhos/ dois cotovelos simultaneamente.
Técnica de 2 ponto:
Permanecendo em pé enquanto faz seu oponente tocar o solo com: Cair de cabeça/cair lateral/cair de lado/ cair de costa.
Se cair juntos e por cima vale 2 pontos.
Técnica de 3 ponto:
Arremessar o oponente com velocidade por cima girando no ar 180graus e cair de costa/ ou girando rápido acima da linha da cintura.
Ringue 9 por 9 e 1 árbitros laterais e 5 na mesa
Jaqueta de Shuai jiao
Faixa de Shuai Jiao- vermelha ou azul Calça de artes marciais
Bota de Shuai jiao ou Sapatilha
Protetor bucal e protetor genital são itens opcionais aos competidores
Duração dos combates:
Adultos: 2 rounds de 3 minutos por 30 seg. de descanso
Crianças e jovens: 2 rounds de 2 minutos por 30 seg. de descanso
O formato das lutas de combate continua. Durante o combate haverá pausa para: Adulto conceder pontos;
Dar advertência e /ou penalidades; Ajuste de uniforme;
Providenciar ajuda medica;
Para a luta quando um competidor sai da ária maçada; Em pedido de tempo;
Equipamentos obrigatórios para o combate de Shuai jiao
Divisão de Combate – Shuai Jiao
Peso oficial masculino adulto acima de 17 anos
Até 52 kg / Até 56 kg / Até 60 kg / Até 65 kg /
Até 70kg / Até 75 kg / Até 82 kg / Até 90 kg / Até 100 kg/ acima de 100kg
Juvenil masculino: de 15 a 17 anos
Até 48 kg / Até 52 kg / Até 56 kg / Até 60 kg /
Até 65kg / Até 70 kg / Até 75 kg / Até 82 kg / Até 90 kg/ acima de 90kg
Infantil masculino: Até 15 anos
Até 40 kg / Até 44 kg / Até 48 kg / Até 52 kg /
Até 56kg / Até 62 kg / Até 68kg / Até 75 kg / acima de 75kg
Peso oficial feminino adulto acima de 17 anos
Até 48 kg / Até 52 kg / Até 56 kg / Até 60 kg /
Até 65kg / Até 70 kg / Até 75 kg / Até 82 kg / acima de 82kg
Juvenil feminino: de 15 a 17 anos
Até 44 kg / Até 48 kg / Até 52 kg /
Até 56kg / Até 60 kg / Até 65kg / Até 70 kg / acima de 70kg
Infantil Feminino: Até 15 anos
Até 40 kg / Até 44 kg / Até 48 kg / Até 52 kg / Até 56kg / Até 62 kg / Até 66kg / acima de 66kg
COMBATE – CASSETETE
Será regras próprias do evento.
A área de competição será de 5m x 5m. Esta competição tem como objetivo, tocar partes do corpo que valem ponto, como qualquer técnica (utilizando o cassetete). Tempo de duração: Até 1:30 minutos.
Obs: Sem limite de peso, Separação só na Idade, Categoria e Sexo. Pontuação:
Sair fora do ringue – 1 ponto Toque no corpo – 1 ponto Queda – 1 ponto Deixar o cassetete cair – 1 ponto
Vencedor:
O atleta que conseguir 5 pontos primeiro, ou quem obtiver o maior número de pontos
( menor do que 5 ) até o final do tempo.
Processo de classificação será por eliminatória simples:
Em caso de empate será seguido o seguinte critério:
- o que sofreu menos advertência será o
- persistindo o empate, realização mais um round de 1:30mt°- Persistindo o empate, o atleta mais leve será o vencedor.
Golpes proibido:
Socos, chutes, projeções, joelhadas, cotoveladas, cabeçadas, quedas, rasteiras ou agarramentos e golpes com cassetete na nuca e órgãos genitais.
Infrações:
Comportamento antidesportivo perde 1 ponto.
Indisciplina – perde 1 ponto.
Golpes violentos – desclassificação.
Aplicação de golpes proibidos – poderá perder 1 ponto , 2 pontos e até ser desclassificado (conforme critério da equipe de arbitragem).
Três pontos perdidos acarretarão em desclassificação.
Equipamento obrigatório:
Homem (capacete ), mulheres (capacete, protetor de tórax ou protetor feminino ).
Os equipamentos não serão fornecidos pela organização, ficando por conta do próprio atleta.
COMBATE – GUARDAS E ESQUIVAS:
Regras do Guardas e esquivas
A área de competição será de 3m X 3m
Essa competição tem como objetivo, retirar o adversário do ringue, com qualquer técnica ( empurrões e esquivas)
Tempo de duração: Até 1:30 minutos
Pontuação:
Sair fora do ringue – 1 ponto
Toque no chão que não sejam os pés – 1 ponto.
Vencedor:
o atleta que não conseguir 5 pontos primeiro, ou quem obtiver o maior número de pontos (menor que 5 ) até o final do tempo. O atleta que conseguir 5 pontos, ou quem obtive maiores pontos até o final ganha
Processo de classificação será por eliminatória simples: Em caso de empate será seguido o seguinte critério:
- – o que sofreu menos advertência será o vencedor.
- – Persistindo o empate, realização mais um round de 30 segundos. 3- Persistindo o empate, o atleta mais leve será o vencedor.
Golpes proibidos:
Socos, chutes, projeções, joelhadas, cotoveladas, cabeçadas, quedas, rasteiras ou agarramentos.
Infrações:
Comportamento antidesportivo – perde 1 ponto. Indisciplina – perde 1 ponto.
Golpes violentos – desclassificação.
Aplicação de golpes proibidos – poderá perder 1 ponto , 2 pontos e até ser desclassificado (conforme critério da equipe de arbitragem).
Três pontos perdidos acarretarão em desclassificação.
Equipamento obrigatório:
Homem (capacete opcional ), mulheres (capacete, protetor de tórax ou protetor feminino opcional ). Os equipamentos não serão fornecidos pela organização, ficando por conta do próprio atleta.
Peso do Guarda e esquivas masculino
Até 25kg Até 30kg Até 35kg Até 40kg Até 45kg Até 50kg Até 55kg Até 60kg Até 65kg Até 70kg Até 75kg Até 80kg Até 86kg Até 92kg Até98 kg
Acima de 98kg
Peso do Guarda e esquivas Feminino
Até 25kg Até 30kg Até 35kg Até 40kg Até 45kg Até 50kg Até 55kg Até 60kg Até 65kg Até 71kg Até 77kg
Acima de 77kg
FORMAS DE MÃOS E ARMAS
Unificado: mãos e armas: Separação só na Idade, Categoria e Sexo.
Todas rotinas, tanto de mãos quanto de armas, sem características definidas com movimentos de wushu, movimento acrobáticos e formas modificadas deverão ser escritos na categoria livre e formas tradicionais.
1° Os estilos bêbado, vara bêbada, espada bêbada ,estilo do macaco, vara do macaco e as formas que possuem acrobacias e deslocamentos similares do wushu bem como aquelas formas criadas sem características definidas de escolas tradicionais do kung fu chinês, também serão incluído na categoria livre;
2° O atleta será julgado de acordo com os seguintes critérios ;
Qualidade técnica;
- Expressão corporal:
Grau de dificuldade da técnica;
Características das armas (medidas certas para os atletas ) e estilo característico de mãos (verificar o estilo;
- Força:
Equilíbrio;
Boa base;
Força com naturalidade;
Balanço;
Coordenação corporal;
- Espírito:
Ritmo; Desenvolvimento das características das armas ou Ética marcial:
- Uniforme;
Aparência pessoal;
Considerações para Rotinas Internas do evento
As associações poderão inscrever quantos competidores desejarem em cada modalidade;
1° Iniciante Até 1 ano de treino
2° Intermediário de 2 a 4 anos de Treino
3° Avançado acima de 5 anos de Treino
4° Especial: Professor, Shifu, Mestre
CLASSIFICAÇÃO DE PONTOS DA ARBITRAGEM
Iniciante – 7 até 8
Intermediário – 7,5 até 8,5
Avançado – 8,5 até 9,5
Especial: Professor, Shifu, Mestre – 9,0 até 10
Classificação das armas:
1° divisão de (armas curtas e medias ) entrarão na mesma categoria : punhal simples,leque,flauta, bastão curto,facão,espada,bengala, tonfa simples. e etc.
2° divisão de (armas longas) lança e bastão longo
3° divisão de ( armas duplas)
entrarão na mesma categoria : facão duplo, espada dupla, punhal duplo, faca de borboleta dupla, facão com escudo, orelha de tigre duplo, facas rabo de peixe duplo,lien te kuan duplo, lien te kuan duplo longos, tonfa dupla, corrente dupla.
4° divisão de (Armas articuladas)
entrarão na mesma categoria: San tien kuan, Lien te kuan simple, Lien te kuan Duplo,corrente simples, chicote simples, bastão longo com nunchaku na ponta.
5° divisão de (Armas especiais ou outras armas), entrarão na mesma categoria: kuan dao, pu dao, pá de monge, tridente, lança de duas pontas, banco chinês, enxada de lavrador,sombrinha, Vassoura, tridente etc.
6° Qualquer armas não citadas anteriormente será incluída na categoria.
CRITÉRIOS DE DESEMPATE PARA AS COMPETIÇÕES DE FORMAS:
1° Elimina-se a maior e menor nota. Soma-se a três restantes e divide-se por três;
2° Soma-se as cinco notas e divide-se por cinco;
3° Havendo três árbitros será considerada apenas a média entre as três notas;
4° No caso de empate, o atleta deverá apresentar nova forma;
5° Em caso de erros em técnicas tradicionais o atleta não poderá repetir a forma;
6° No wu shu o atleta poderá repetir a forma, porém será Penalizado em 0,5 pontos na média final;
7° Rotinas que não terminam no mesmo local onde foram iniciadas deverão ser previamente comunicadas
á mesa examinadora, do contrário o atleta será penalizado 0,5 pontos na média final;
8° No caso do atleta comunicar á mesa examinadora e finalizar no mesmo local, tambémserá caracterizado erro e o atleta
será penalizado em 0,5 pontos na média final. Nota: O atleta poderá terminar forma dentro 1m2 do local
TEMPO LIMITE PARA EXECUÇÃO DE FORMAS
1° Nas formas tradicionais, o atleta não poderá exceder o limite de 3min. (três minutos) para execução da forma;
2° O tempo mínimo para execução das formas de Wu Shu será de 1.20min. (um minuto e vinte segundos;
3° Nas formas tradicionais internas, o tempo máximo será de 3.30min. (três minutos e trinta segundos) epara as formas olímpicas o limite será de 5 a 6min ( cinco a seis minutos). Faltando trinta segundos para o prazo limite será comunicado pela mesa examinadora e o mesmo deverá finalizar a técnica no local inicial.
FORMAS EM CONJUNTO SERÁ APENAS UM TROFÉU PARA A EQUIPE
1° Mínimo 03, máximo 10 atletas;
2° os critérios de avaliação será os mesmos utilizados para formas tradicionais; 3° Sincronismo entre os atletas;
4° Não será permitido comando verbal, exceto para o cumprimento inicial.
5° Nesta categoria de kati (taolu) em conjunto poderão misturar masculino e feminino na mesma técnica
TOI TCHA (DUI LIAN SERÁ UM TROFÉU PARA A DUPLA OU TRIO )
Os atletas serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:
1° Todos os critérios utilizados para formas tradicionais; 2° A execução mais próxima possível da realidade.
3° Nesta categoria de toy tcha- Duilian, poderão misturar masculino e feminino na mesma técnica
OBS: Toy TCha – Duilian (luta combinada): Aqui se aplicam as mesmas regras das categorias de Taolus de mãos livres e com armas. Prevalecerá a categoria masculina quando a equipe for formada de homem e mulher. Toy TCha em que apenas uma pessoa tem arma será tratado como se os dois estivessem usando armas. Onde um competidor tem 18 anos e seu parceiro tem 12 anos prevalece a idade mais alta.
Regulamento de Tai Chi Chuan Será regras próprias do evento.
Unificado: mãos e armas: Separação só na Idade, Categoria e Sexo.
Tai chi chuan : Juvenil até 17 anos / Adulto até 39 anos e Sênior acima de 40 anos avançado ; Combate Tui Shou de Tai chi chuan: Somente para adultos acima de 18 anos – avançado
Estilos Internos em competição Será regras próprias do evento.
Tai chi Chuan – Simplificado de 24: aqui está incluída apenas a forma popular simplificada de 24 movimentos. Tempo de execução de até 5 Minutos
Tai Chi chuan – Outros Estilos: aqui estão incluídos todos os demais estilos de Tai Chi Chuan Tais como : Wu, Chen, Sun e Yang ( de 16 movimentos e outros. Tempo de execução de até 3 minutos e 30 segundos.
Tai Ji Jian – Simplificado de 32 : aqui está incluída apenas a forma popular simplificada de espada de 32 movimentos. Tempo de execução de até 3 minutos e 30 segundos.
Interno – Outras armas: aqui estão incluída todas as demais armas de todos os estilos internos ( sabre , bastão , lança , leque e outras. ) . Tempo de execução de 3 minutos e 30 segundos.
Interno Outros Estilos: aqui estão incluídos todas as demais escolas de Tai Chi Chuan que não se caracterizam acima e todos os demais estilos de arte marcial chinesa interna tais como : Pa Kua Chuan , Hsing I Chuan , Ichuan, Zhou I Chuan e outros . Tempo de execução de até 3 minutos e 30 segundos.
Tai JI Quan : Compulsório de 42 mãos livres (Tempo de execução de 5 a 6 minutos )
Tai Ji Jian : Compulsório de 42 com espada ( tempo de execução de 3 a 4 Minutos ). Observações: Se a forma ultrapassar o tempo máximo permitido para execução , haverá uma penalidade de 0,1 ponto em cada 10 segundos a mais sobre a média final.
Wushu Competitivo
Será regras próprias do evento.
Wushu unificado: Separação só na Idade, Categoria e Sexo.
Wushu Compulsórios Unificado: Nanquan / Daoshu / Nangun / Nandao
Wushu Compulsórios Unificado : Chanquan / Gunshu / Qiangshu / Jianshu
Essas Rotinas terão um tempo mínimo de 1 minuto e 20 segundos .
Wushu Preparatórios poderão competir nas formas 16 e formas 32 posições: Nanquan / Daoshu / Nangun / Nandao / Chanquan / Gunshu / Qiangshu / Jianshu
Tai JI Quan : Compulsório de 42 de mãos livres (Tempo de execução de 5 a 6 minutos )
Tai Ji Jian : Compulsório de 42 com espada ( tempo de execução de 3 a 4 Minutos ).
Aviso: Neste evento não haverá separação das formas antigas ou nova de Wushu moderno , os atletas competirá em uma só categoria.
Obs: Séra unificado:
Separação só na Idade, Categoria e Sexo.